quarta-feira, 18 de maio de 2016, às 14:15h.

Cerca de 300 colaboradores das instituições devem receber orientações sobre como usar e prestar contas do dinheiro público

Atendendo a pedido da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), a Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria de Estado da Fazenda realiza, entre os dias 17 e 25 de maio, a capacitação de colaboradores das APAEs. Pelo menos 300 profissionais devem passar pelo treinamento, que tem entre os objetivos orientar sobre o correto uso do dinheiro público e a apresentação das prestações de contas.

Não é a primeira vez que contadores da Fazenda realizam o treinamento de colaboradores da APAE. Outras capacitações ocorreram no Oeste e Extremo-Oeste nos últimos dois anos, fruto de iniciativa dos servidores Adalberto Ventura, André Medeiros, Diélis Fiorentini e Rinaldo Valese. Os resultados levaram a presidente Rose Bartucheski (FCEE) a propor uma parceria com a DCOG/SEF e ampliar o projeto de capacitação para outras APAEs do Estado. A ideia é minimizar erros e inconsistências nas prestações de contas das APAEs, orientar para a aplicação regular dos recursos na finalidade pública conveniada e, com isso, evitar que haja a necessidade de devolução de recursos por parte dessas instituições.

A maratona iniciou em Lages na terça-feira (17).  Durante cerca de três horas, 45 colaboradores das APAEs do Oeste do Estado participaram do treinamento, realizado nas instalações da CDL  pelos contadores Anderson Pereira e Erci Petronilio. Nesta quinta-feira (19), a capacitação ocorre em Joinville. Estão agendados cursos em Florianópolis, Criciúma e Itajaí (confira o quadro).

Capacitação APAEs da Região de Joinville:

Dia: 19/05/2016  (14h às 17h)

Contadores da Fazenda ministrantes: Fabiana Corrêa e Isac Garcia Fernandes

Onde: Centro de Educação Profissional (CEDUP)

Capacitação APAEs da Grande Florianópolis

Dia: 20/05/2016  (14h às 17h)

Contadores da Fazenda ministrantes: Isair Sell

Onde: Gerência de Capacitação e Extensão (sala 11) da FCEE

Capacitação APAEs da Região de Criciúma:

Dia: 24/05/2016 (14h às 17h)

Contadores da Fazenda ministrantes: Everaldo Vieira e Arcangelo Felisberto

Onde: ADR de Criciúma