Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 17:39h.

Técnicos da Fazenda mato-grossense conheceram os processos e sistemas da Fazenda de Santa Catarina entre os dias 24 e 26 de abril

Fotos: SEF/SC, Divulgação

Modelo de gestão tributária e fiscal para outros Estados, o Fisco de Santa Catarina recebeu a visita de comitiva do Mato Grosso nesta semana. Entre os dias 24 e 26 de abril, técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda mato-grossense (Sefaz/MT) conheceram em detalhes os processos e sistemas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC). 

Um dos interesses dos visitantes foi o funcionamento das Malhas Fiscais, ferramenta que cruza informações dos contribuintes e identifica eventuais inconsistências tributárias. Em visita às instalações do SAT - Sistema de Administração Tributária da SEF/SC, a comitiva também conheceu detalhes sobre os mecanismos de controle usados para coibir a atuação das chamadas empresas noteiras e a cobrança administrativa. 

Superintendente de Controle e Monitoramento da Sefaz/MT, Henrique Carnaúba Guerra Sangreman Lima destacou que o Fisco catarinense está na vanguarda do acompanhamento e monitoramento do cumprimento das obrigações tributárias. 

“A visão sistêmica da fiscalização, somada a um macro processo de fiscalização que mais parece uma linha de produção, é outro ponto que nos chamou bastante a atenção”, disse Lima. 

A comitiva também elogiou a cultura organizacional e o ambiente de trabalho colaborativo e focado na entrega de resultados. 

“Aprendemos bastante e pretendemos aplicar todo esse conhecimento e todos os conceitos apresentados no nosso dia a dia na Sefaz/MT”, complementou.

Como muitas solicitações atendidas pela SEF/SC envolvem assuntos relacionados ao Sistema de Administração Tributária, a comitiva também foi apresentada às rotinas de trabalho e às experiências exitosas no âmbito do SAT. Gerente de Sistemas de Administração Tributária da SEF/SC, o auditor fiscal Omar R. Afif Alemsan destacou a importância do intercâmbio entre as administrações tributárias dos Estados, o que acaba resultando no compartilhamento de boas práticas, cases de sucesso e no desenvolvimento de boas práticas em conjunto.

“Desde o início do SAT, sempre visitamos outros Estados, assim como recebemos as visitas técnicas. E todos ganhamos com este intercâmbio. Os problemas dos Estados são iguais ou muito parecidos. As soluções que diferem um pouco e essa troca ajuda a agilizar o processo de modernização do Fisco e dos sistemas de arrecadação e fiscalização. Em cada apresentação, aprendemos um pouco mais. Dá orgulho de ver as soluções implementadas pelas equipes, acompanhadas pelo alto grau de evolução dos sistemas e das malhas fiscais, principalmente quando se observam os resultados altamente positivos para a gestão fiscal”, disse Afif.

A comitiva de Mato Grosso foi liderada por Henrique Carnauba Guerra Sangreman Line e contou ainda com a participação de Alessandra Marie Houriuchi, Carla Harue Kobayashi, Gutierrez Caexeta e Halex Maciel Vieira. 

A visita contou com a participação remota do secretário adjunto da Receita Pública do Mato Grosso, Fábio Fernandes Pimenta, que agradeceu as equipes e enalteceu a evolução dos modelos de trabalho de SC, destacando também a evolução contínua que tem sido implantada no MT. Ao final, se colocou à disposição em nome da Sefaz/MT para retribuir e continuar o intercâmbio de tecnologia e experiências.

Os visitantes foram recebidos pelos auditores fiscais da SEF/SC Omar R. Afif Alemsan, Cristiano Fornari Colpani, Caue Avila Clasen, Diego Machado Vieira, Fernanda Costa, Rosimeire Celestino Rosa, Diego da Silva Leone, Marcos Antonio Ferreira Domingues, Julio Pavei Furnaletto e Edson Dal Castel de Oliveira.