quinta-feira, 27 de novembro de 2014, às 17:02h.

Balneário Piçarras, Brusque, Pedras Grandes e Vitor Meireles são os municípios contemplados

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira receberam nesta quinta-feira, 27, os prefeitos de Balneário Piçarras, Brusque, Pedras Grandes e Vitor Meireles, para assinatura de R$ 7,4 milhões em convênios com o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Os atos foram na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni e do secretário adjunto da Casa Civil, Ari Vequi.

“Hoje assinamos mais quatro convênios com as prefeituras, o que representa mais R$ 7 milhões em investimentos na infraestrutura e no lazer desses municípios. É um programa que deu certo e ajudou muito os prefeitos e a sociedade”, disse Colombo.

Para o vice-governador, apesar da burocracia foi um trabalho exitoso. "Cumprimos de forma muito eficiente as assinaturas dos convênios com o Fundam durante todo esse ano. As burocracias foram superadas permitindo que os municípios catarinenses se desenvolvam rapidamente. Foi um ano de muita parceria do Governo do Estado com os municípios catarinenses", destacou.

Balneário Piçarras vai aplicar cerca de R$ 2,4 milhões em pavimentação, drenagem e sinalização viária. Já o município de Brusque utilizará os quase R$ 3 milhões na construção da ponte no Bairro Rio Branco. “Hoje fomos atendidos por uma reivindicação de décadas, para a construção dessa ponte, que vai ligar um bairro importante da nossa cidade. É um investimento que significa muito para a população, que é a grande beneficiada”, contou o prefeito de Brusque, Paulo Eccel.

Ainda na área da Infraestrutura, o município de Pedras Grandes recebeu R$ 558 mil para melhorar as vias municipais na região urbana. O município de Vitor Meireles vai investir R$ 1,5 milhão na construção do Centro Integrado de Desporto e Lazer.

O secretário Gavazzoni explicou que o programa foi um sucesso absoluto, que proporcionou a assinatura de inúmeros convênios no Estado, alcançando mais de R$ 430 milhões dos R$ 600 milhões propostos no início e promete mais para o próximo ano. “Com esse modelo que descentralizou de verdade os recursos públicos para os municípios catarinenses, lugar onde as necessidades afloram mais. O modelo continua no próximo ano, com a determinação do governador, faremos melhorias, aperfeiçoamentos e o volume de recursos ainda será definido. É um programa que fez muita justiça com o desenvolvimento do Estado, sobretudo no interior”.

Sobre o Fundam

O Fundam é um programa do Governo do Estado que destinou R$ 600 milhões para investimentos nos 295 municípios catarinenses. Até o momento, foram celebrados 356 convênios com 262 municípios, o que corresponde a 89% do total, totalizando R$ 460 milhões.

O Governo repassou às contas das prefeituras que assinaram convênios e concluíram o processo licitatório cerca de R$ 290 milhões.

MUNICÍPIO

CONVÊNIO

VALOR

Balneário Piçarras