Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 20 de outubro de 2014, às 14:47h.

A ação tem a participação de auditores da Secretaria de Estado da Fazenda

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Chapecó (SC) deflagrou na manhã desta segunda-feira (20/10) a terceira operação para combate a crimes de adulteração do leite para consumo humano. A operação recebe o nome de "Leite Adulterado III", em face de continuidade de investigações das Operações "Leite Adulterado I e II", realizadas em 19 de agosto.

Estão sendo cumpridos 16 mandados de prisões, sendo 11 homens e 5 mulheres, além do cumprimento de 21 mandados de buscas e apreensões em unidades industriais, residências e propriedades rurais de seis cidades do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juiz de Direito da Comarca de Quilombo (SC) e estão envolvidas empresas localizadas nos municípios catarinenses de Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Novo Horizonte, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Formosa do Sul e em Iraí no Rio Grande do Sul.
Iniciadas há cerca de seis meses, as investigações estão voltadas a crimes contra a saúde pública e para garantir direitos dos consumidores. Os trabalhos estão focados em laticínios, queijarias, unidades resfriadoras de leite e transportadores de leite, cujos empresários e funcionários supostamente estão falsificando, corrompendo, adulterando ou alterando o leite destinado a consumo humano, o que poder tornar o produto nocivo à saúde ou reduzir seu valor nutricional.
Foram mobilizados cerca de 70 agentes dos GAECOs, inclusive Promotores de Justiça e Policiais do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, além de 12 Fiscais do MAPA/SIF. O GAECO é uma força-tarefa composta por Promotores de Justiça, Policiais Civis, Policiais Militares e Auditores da Secretaria da Fazenda Estadual, entre outros agentes públicos.
Mais detalhes dos fatos envolvendo a operação serão revelados oportunamente, de forma a não prejudicar as diligências em andamento.
Uma entrevista coletiva está agendada para 15h30min, na sala de reuniões do Ministério Público, no fórum da Comarca de Chapecó.
O quê: entrevista coletiva
Por quê: operação "Leite adulterado III"
Quando: 20/10/2014, às 15h30min
Onde : na sala de reuniões do Ministério Público - fórum da Comarca de Chapecó.

*Com informações do Ministério Público de Santa Catarina