quarta-feira, 19 de novembro de 2014, às 16:08h.

1ª Reunião do Fórum de Contadores Governamentais da América Latina – FOCAL reúne contadores de 16 países

O diretor de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Adriano de Souza Pereira, participa da 1ª Reunião do Fórum de Contadores Governamentais da América Latina – FOCAL em Santiago, no Chile.

O evento é realizado pela Controladoria Geral da República do Chile, órgão responsável pela Contabilidade Geral do Governo, portal de transparência e elaboração de relatórios periódicos com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

“No evento pudemos conhecer as práticas contábeis adotadas, o relatório resumido das finanças e os trabalhos da equipe da Controladoria do Chile além de compartilharmos a experiência de Santa Catarina na implementação das normas, do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), do Balanço Geral e do Portal da Transparência”, pontua Pereira, que entregou um exemplar do Balanço Geral do Estado de 2013 ao Controlador Geral da República do Chile, Ramiro Mendoza Zuñiga.

O objetivo do evento é “reforçar o papel das instituições responsáveis pela contabilidade dos governos na América Latina, no aperfeiçoamento das informações fiscais e transparência das contas públicas - resultado esperado da implantação de Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSAS)”, diz Zuñiga.

O diretor da DCOG ressalta ainda que Santa Catarina está bastante avançada no processo de Implantação de Normas Internacionais do Setor Público (IPSAS). “Durante o evento verificamos que a maioria dos países da América do Sul está na fase de modernização dos seus SIGEFs e adaptação para o novo plano de contas contábil aderente às IPSAS, etapas vencidas por Santa Catarina em 2013”, observa Pereira.

Principais temas discutidos no FOCAL:

·        Implementação das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Publico (IPSAS);

·        Visão geral do processo de modernização do Estado por meio da gestão financeira e o papel da contabilidade neste processo;

·        Transição do reconhecimento de receitas e despesas do regime de caixa para o regime de competência;

·        Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação financeira integrados - SIGEFs;

·        Papel da contabilidade na produção de informações financeiras e estatísticas fiscais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575

Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572

Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504