quinta-feira, 23 de junho de 2016, às 14:52h.

Objetivo é o compartilhamento, a padronização e a disseminação de boas práticas de controle

A Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Auditoria Geral, promoveu nesta quarta-feira, 22, a primeira reunião para a integração dos sistemas de controle interno dos Poderes de Santa Catarina, prevista no artigo 74 da Constituição Federal de 1988. Participaram os controladores da Assembleia Legislativa, Cristiano da Silva e Carlos Monguilhott, do Tribunal de Justiça, Jozelito Cunha, e do Ministério Público, Rubinei Fischer, além dos auditores internos do Poder Executivo, Cícero Barbosa, Fabiana Borges, Jaime Klein e Magali Campelli.

A Auditoria do Estado apresentou o Módulo de Controle Interno do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) e demais instrumentos de orientação e apoio produzidos com o objetivo de auxiliar os responsáveis pelo controle interno das 109 unidades gestoras do Estado de Santa Catarina ( http://www.sef.sc.gov.br/servicos-orientacoes/diag/controle-interno-0 ).

O auditor interno Marco Lopes, gerente de auditoria de informações estratégicas e apoio à gestão, apresentou a ferramenta QlikView, que possibilita a construção de trilhas de auditoria a partir do cruzamento de informações, além de oferecer inúmeras visões para facilitar as atividades do controle interno. Os controladores dos Poderes e do Ministério Público elogiaram a iniciativa da Auditoria do Estado pela promoção desse 1º encontro, cujo resultado contribuiu para a criação de uma rede integrada de controle interno em Santa Catarina, cujo objetivo será o compartilhamento, padronização e disseminação de boas práticas de controle. O próximo encontro já está definido para 25 de agosto, no Ministério Público.

“A atuação predominantemente preventiva do controle interno e a disseminação de boas práticas são os alicerces que instrumentalizam a melhoria contínua dos processos decisórios, e contribuem sobremaneira para a consecução dos objetivos finalísticos da Administração Pública”, afirma a auditora Fabiana.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda