Pular para conteúdo principal

terça-feira, 2 de setembro de 2014, às 14:35h.

Para agência, Santa Catarina é um dos estados que mais avançou na transparência e qualidade da contabilidade pública

A agência internacional de risco Fitch Ratings destacou o estado de Santa Catarina como uma referência quando o assunto é convergência às normas internacionais de contabilidade do setor público, o IPSAS. Levantamento feito pela agência mostrou que o Estado é quase uma exceção no cumprimento às novas regras contábeis, que devem melhorar a transparência e a qualidade da contabilidade pública no Brasil.

A Fitch acredita que atrasos na adesão ao IPSAS, cujo prazo termina em dezembro próximo, devem trazer penalidades aos estados por parte do Governo Federal como, por exemplo, a interrupção das transferências voluntárias e a não autorização a novas operações de créditos.

Em reportagem publicada no portal da Fitch, a agência afirma que Santa Catarina está entre os estados “mais preparados”. O Estado implantou de forma pioneira, em janeiro de 2013, o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Segundo o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, a meta é aproximar a contabilidade do Estado dos melhores padrões da iniciativa privada.

Recentemente o Balanço do Estado de 2013 ganhou uma versão anual resumida, a exemplo dos fact sheet divulgados pelas maiores empresas privadas do mundo. A iniciativa é da Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG/SEF).

Leia mais http://www.sef.sc.gov.br/noticias/balan%C3%A7o-do-estado-ganha-vers%C3%A3o-anual-resumida

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz / Sarah Goulart

(48) 3665-2575 / 2572 / 2504